Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

Queijo suíço



Queijo suíço

Culpar a Lava Jato pela atual crise econômica é como dizer que uma casa está com problemas estruturais porque, em uma inspeção, descobriu-se que ela está infestada de cupins

  •  
  •  
Texto publicado na edição impressa de 21 de março de 2016

Hoje existe um debate relevante a respeito dos efeitos da Operação Lava Jato sobre o desempenho da economia brasileira. Tem-se questionado que a mencionada operação vem prejudicando o seu dinamismo ao paralisar segmentos importantes da economia, além de trazer grande instabilidade no cenário político.
Apesar dos potenciais efeitos negativos no curto prazo, a situação que estamos vivenciando e que ainda irá gerar muito desemprego e sofrimento por parte das famílias brasileiras, sobretudo das menos favorecidas, tem forte base em vários equívocos nas medidas de política econômica adotadas nos últimos dez anos e no elevado grau de corrupção que vem minando a qualidade das instituições brasileiras.
A corrupção vem minando a qualidade das instituições brasileiras



Culpar as investigações pela atual crise econômica é como dizer que uma casa está com problemas estruturais porque, em uma inspeção, descobriu-se que ela está infestada de cupins. De fato, ações que custam dinheiro e que irão apertar o orçamento familiar terão de ser tomadas para eliminar o problema e reparar os danos que já foram feitos, mas é melhor descobrir e tratar do problema agora que deixar a casa cair com resultados catastróficos para todos.
Por um lado, a corrupção vem minando a qualidade das instituições brasileiras, fundamentais para fomentar o empreendedorismo e o investimento privado; ela vem desviando o esforço de pessoas talentosas e potencialmente produtivas para atividades ilícitas como forma de “ganhar a vida”; ela tem reduzido os investimentos públicos essenciais para melhorar o desempenho da economia brasileira e fomentar o investimento privado, além de estimular a cultura do “jeitinho brasileiro”, tão danosa para o nosso desenvolvimento econômico e social.
Por outro lado, os erros de política econômica deterioraram sobremaneira os fundamentos da economia brasileira, como a trajetória explosiva da dívida pública associada a déficits externos muito elevados, sem contar com a inflação na casa de dois dígitos e que não mostra sinais de retração nem mesmo em meio a uma das piores crises econômicas enfrentadas pelo país, que tem levado a uma grande retração da demanda interna.
Em suma, a economia e política brasileiras são, atualmente, semelhantes a um queijo suíço, em que os seus buracos têm abalado fortemente os seus fundamentos, com consequente instabilidade e retração de investimentos. Temos de mudar a atual trajetória e a Operação Lava Jato tem sido fundamental nesse sentido. Agora cabe à população pressionar por reformas políticas e econômicas para que isso possa, de fato, acontecer de forma séria e sistemática.
Luciano Nakabashi, doutor em Economia, é professor da FEA-RP/USP e pesquisador do Ceper/Fundace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário