Pesquisar neste blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O que a ciência já descobriu sobre o vírus zika

São Paulo – Descoberto em 1947, o vírus zika foi nomeado a partir da floresta na qual foi descoberto, a Floresta de Zika, em Uganda. No entanto, nessa época, ele não atingia o ser humano, mas, sim, os macacos na região. Até 2007, somente 14 casos de humanos com a doença haviam sido constatados na África e na Ásia. A maioria das pessoas infectadas não apresentavam sequer sintomas que indicassem o contagio. Mas esse cenário mudou. Em maio de 2015, a Organização de Saúde Panamericana divulgou um alerta sobre os primeiros casos de transmissão do vírus no Brasil. O zika é uma epidemia no território nacional, sendo motivo de preocupação para a Organização Mundial da Saúde e alvo de campanhas do Ministério da Saúde, que buscam reduzir a quantidade dos mosquitos que transmitem a doença, principalmente o Aedes aegypti – que também pode transmitir a dengue e o chikungunya.Com isso, diversos pesquisadores dedicaram seus esforços para descobrir mais sobre o zika. Confira, a seguir, o que a ciência já sabe sobre esse vírus.

ZIKA

São Paulo – Descoberto em 1947, o vírus zika foi nomeado a partir da floresta na qual foi descoberto, a Floresta de Zika, em Uganda. No entanto, nessa época, ele não atingia o ser humano, mas, sim, os macacos na região. Até 2007, somente 14 casos de humanos com a doença haviam sido constatados na África e na Ásia. A maioria das pessoas infectadas não apresentavam sequer sintomas que indicassem o contágio. Mas esse cenário mudou.
Em maio de 2015, a Organização de Saúde Panamericana divulgou um alerta sobre os primeiros casos de transmissão do vírus no Brasil. O zika é uma epidemia no território nacional, sendo motivo de preocupação para a Organização Mundial da Saúde e alvo de campanhas do Ministério da Saúde, que buscam reduzir a quantidade dos mosquitos que transmitem a doença, principalmente o Aedes aegypti – que também pode transmitir a dengue e o chikungunya.
Com isso, diversos pesquisadores dedicaram seus esforços para descobrir mais sobre o zika. Confira, a seguir, o que a ciência já sabe sobre esse vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário